Audiência pública na OAB-CG discute dificuldades de pacientes com câncer atendidos em Campina

As dificuldades dos pacientes com câncer atendidos em Campina Grande foram discutidas durante audiência pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Campina Grande (OAB-CG), através de sua Comissão de Direito à Saúde (CDS), na noite desta terça-feira, 19. Como resultado, será elaborado um relatório com os principais problemas enfrentados por estes pacientes e seus familiares, para que se busquem as melhorias necessárias.

Entre os presentes estavam o juiz Edailton Medeiros Silva, do 2º Juizado, representando o Tribunal de Justiça e também com seu relato como paciente; Max Joffily, cirurgião oncológico e diretor técnico da FAP; Paulo Meira, diretor administrativo da FAP; Eliagna França, representando a 3ª Gerência Regional de Saúde do Governo da Paraíba, Marcella Sanguinetti, da Defensoria Pública da União.

Idealizado pela da presidente da CDS, Rebeca Coury, o encontro foi marcado pelos depoimentos emocionados de quem luta contra esta doença terrível e ainda tem que lidar com o descaso do poder público. “Ouvimos relatos sobre o fornecimento de medicamentos, a questão de acolhimento ao paciente, a fila de espera que é cada vez maior. Estes pacientes precisam de uma assistência mais ampla, então, a medida da OAB-CG é fechar este diagnóstico e a partir daí, dialogar com os entes que prestam este atendimento, para que se melhore ou para que a gente descubra em conjunto o que podemos fazer para melhorar e ampliar este atendimento”, detalhou.

Ainda segundo a advogada, se nada for feito, a Subseção poderá mover inclusive ações judiciais. “Tomaremos as medidas necessárias e cabíveis para garantir este atendimento, para garantir o direito à vida e à saúde destas pessoas. É bom frisar que ouvimos também alguns elogios, sobretudo com relação ao atendimento na FAP, mas há muito o que se melhorar sim”, destacou.

O gerente administrativo da FAP, Paulo Meira, ressaltou que a atual gestão do hospital, em parceria com os governos Federal e Estadual, tem garantido o bom atendimento aos pacientes. “Nós atendemos toda a Paraíba, quase 50% dos pacientes são de fora de Campina Grande. Não é apenas o atendimento médico que é necessário, eles precisam do transporte, de aconselhamento jurídico, de orientação e tudo isso faz parte do conjunto que proporciona aquele tratamento. Dentro da FAP nós fazemos o impossível para que isto seja melhorado. Temos dois aceleradores lineares que são fornecidos pelo Programa de Expansão de Radioterapia do Ministério da Saúde, que são equipamentos de ponta e que proporcionam um atendimento de alto nível, mas sempre iremos trabalhar em busca de novas melhorias”, disse.