JOSÉ ARAUJO AGRA nasceu em 12 de abril de 1940, em Campina Grande, filho de Pedro da Costa Agra e Elvira Araújo Agra. Casado com Maria de Lourdes Farias Agra, com a qual teve os filhos Rossandro Farias Agra, Elvira Carmen Farias Agra e Giscard Farias Agra, todos formados em Direito. Faleceu em 29 de janeiro de 2017, na Clínica Santa Clara, em Campina Grande – PB.
Cursou o ensino fundamental e médio no Colégio Pio XI, tendo se bacharelado em Direito pela antiga Universidade Regional do Nordeste, em 29 de dezembro de 1972.
Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Secional Paraibana, sob nº 1290, em fevereiro de 1973. Foi Fundador e Presidente da Associação dos Advogados de Campina Grande, do ano de 1982 a 2016, contabilizando 17 mandatos, sem interrupções. Exerceu o cargo de Advogado de Oficio e Defensor Público, passando por todos os níveis, aposentando-se, no ano de 2010, no mais alto nível da carreira (DP4), momento em que foi homenageado pela instituição recebendo a medalha de honra ao mérito Defensora FATIMA LOPES.
No ano de 1998, recebeu também, entre outras homenagens, a medalha de Honra ao Mérito Municipal da Câmara Municipal de Campina Grande.
Foi membro efetivo e Presidente da Associação Brasileira de Advogados, Seccional Paraibana e membro do Instituto dos Advogados Brasileiros.
Na Associação dos Advogados conseguiu adquirir uma sala comercial, no edifício Palomo, para instalação da sede administrativa, como também, edificar nas proximidades do Aeroporto João Suassuna, em terreno de 2 hectares, a sede social, contendo dois campos de futebol, auditório, salão de eventos, salão de jogos e secretaria, que foi inaugurada no ano de 2000.
Além, é claro, da defesa incessante do advogado campinense e das trinta e seis edições da SEMANA DO ADVOGADO, sempre realizada no mês de agosto, comemorando-se o aniversário de criação dos cursos jurídicos no Brasil e que já reuniu, em Campina Grande, as maiores autoridades do mundo político e jurídico do País e, sendo internacionalizada com a vinda do Juiz RANDELL WILKINSON, da Corte do Condado de Orange, nos Estados Unidos e do, então, Bastonário da Ordem dos Advogados de Portugal ANTÔNIO MARINHO PINTO.
Na OAB foi CONSELHEIRO SECCIONAL nos triênios 1985/1987, 1989/1991, 1991/1993.
Foi CONSELHEIRO FEDERAL DA OAB nas gestões dos Presidentes ROBERTO BATOCHIO (triênio 1993/1994); ERNANDO UCHÔA LIMA (triênio 1995/1997), REGINALDO OSCAR DE CASTRO (triênio 1998/2000), RUBENS APPROBATO MACHADO (triênio 2001/2003); CEZAR BRITTO (triênio 2007/2009). Foi, também, membro da 3ª Câmara e da Comissão de Acesso à Justiça do Conselho Federal da OAB.
Foi VICE-PRESIDENTE DA SECCIONAL DA OAB/PB, no triênio 1993/1995, tendo exercido a presidência no período de 27 de setembro a 27 de outubro de 1995.
Disputou a Presidência da OAB da Paraíba, no ano de 2003, uma das maiores campanhas já vistas, em nossa Seccional, disputada com os candidatos Arlindo Delgado e Levi Borges, ficando em segundo lugar.
Teve como principais metas a abertura da Ordem para os advogados e a eleição direta para o quinto constitucional, proposta esta que na gestão seguinte foi implantada.
Entre as grandes conquistas do Dr. José Agra, junto ao Conselho Federal, há de se destacar a aquisição do prédio e instalação física, em 1997, da nova sede administrativa da Subseção da OAB, em Campina Grande, na Gestão Ernando Uchoa de Lima, o qual empresta seu nome a este auditório.
Nacionalmente, destacou-se por ter sido o propositor da instalação da “TV OAB”, hoje, OAB NACIONAL, veiculada pela TV JUSTIÇA, trazendo as decisões da entidade, com opiniões, entrevistas e trechos dos principais debates apresentados durante as sessões plenárias, atualizando, assim, os operadores de direito e cidadãos em geral.
Essa conquista foi informada da seguinte forma pelo Conselho Federal:
“TV OAB Nacional vai estrear em março quarta-feira, 12 de fevereiro de 2003 às 10:35
Brasília, 12/02/2003 - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Marco Aurélio, e o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Rubens Aprobatto Machado, assinaram nesta terça-feira (11/02), convênio para a veiculação semanal, pela TV Justiça, de programa produzido pelo Conselho Federal da Ordem, o OAB NACIONAL.
O programa, com 50 minutos de duração, veiculará as atividades da entidade, integrando as seccionais de todo o País, com a participação da sociedade em reportagens externas. O programa terá como objetivo, também, orientar o cidadão comum nas suas dúvidas sobre a Justiça.
O anúncio do programa foi feito durante a reunião mensal do Conselho, com apresentação da vinheta de abertura. Bastante aplaudido, o conselheiro federal José Araújo Agra, que sempre defendeu um canal televisivo para a OAB, disse que o programa vai permitir um diálogo maior entre a Ordem e a sociedade. Agra foi convidado a participar da audiência do convênio e assinou o documento, ao lado de Rubens Approbato e o ministro Marco Aurélio, representando os demais conselheiros federais”.
Trezeano fervoroso foi vice-presidente do GALO no ano de 1974, chegando a presidência, eleito por aclamação, no ano de 1975, época em que o Treze, no seu cinquentenário foi campeão Paraibano e passou a ser conhecido como A MAQUINA ARRASADORA DO NORDESTE!
Foi Assessor Jurídico da Confederação Brasileira de Futebol - CBF, na gestão de Heleno Nunes, como ainda na Federação Paraibana de Futebol e da Liga de Futebol Profissional de Campina Grande.
Foi candidato a Deputado Estadual pelo antigo Partido do Movimento Democrático Brasileiro, no ano de 1994.
Elevado a Professor Honorário do Colégio Alfredo Dantas, onde lecionou a disciplina de Direito e Legislação, de 1992 a 1996.
Membro da Associação dos Diplomados da Escola Supeiror de Guerra – ADESG, de 09 de maio de 1984 a 21 de setembro de 1984.
Recebeu diversas homenagens, entre elas, destacam-se:
- MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO ESTADUAL, outorgada pela Procuradoria Geral da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, no dia 10 de dezembro de 1992
- HOMENAGEM ESPECIAL – Pelo TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA, concedendo O NOME DA SALA DA DEFENSORIA PÚBLICA, no Fórum de Campina Grande – PB, sala ADVOGADO JOSÉ ARAÚJO AGRA
- HOMENAGEM conferida pelo Conselho Federal da OAB, durante a XVIII Conferência Nacional dos Advogados, na condição de Relator de Painel
- DIPLOMA conferido pelo TRIBUNAL DE JUSTIÇA do Estado da Paraíba, pelas relevantes contribuições ao Poder Judiciário daquele Estado, em 15 de outubro de 2001
- MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO, outorgada pelo Rotary Club – Campina Grande – Sul, em 6 de agosto de 2001
AGRA como era conhecido, em Brasília, sempre foi um dos maiores defensores da Advocacia, de nossa Cidade, de nosso Estado.