OAB-CG realiza primeiro treinamento interno para adequação à LGPD05 de dezembro de 2019

 O volume de dados produzidos cresce em níveis exponenciais e novas maneiras de utilização destes estão sendo desenvolvidas diariamente, como a automatização da tomada de decisões. Por isso, a privacidade dos dados tornou-se fundamental e até 2020, as empresas brasileiras que lidam com informações de clientes, terão que se adaptar à Lei Geral de Proteção de Dados (LGDP, nº 13.709/2018), aprovada por unanimidade pelo Plenário do Senado em julho de 2018.

Atenta a esta necessidade de adequação, a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Campina Grande (OAB-CG) deu início na tarde desta quarta-feira, 04, a uma série de treinamentos sobre privacidade e proteção de dados, para início do cronograma sobre a implantação da LGDP. Participaram os integrantes da diretoria, funcionários e colaboradores.

A responsável pelo treinamento foi a vice-presidente da Subseção, advogada Carla Felinto, que é especialista em Direito Empresarial e em Direito Previdenciário, está concluindo a especialização em Direito Digital, além de integrar a Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD) e ser certificada pela EXIN, empresa holandesa que certifica profissionais na área de tecnologia e cuja certificação é exigência para os profissionais que lidam com proteção de dados. 

Ela comentou a urgência da adequação à LGDP: “Diante desta hiperconectividade, as grandes empresas passaram a ser aquelas que detêm as informações, como a própria Google. Informação é tudo, quando se sabe como usar. O assunto é muito sério, é muito urgente e nós precisamos nos adequar o mais rápido possível, para respeitar o direito à privacidade de todos que integram ou transitam pela Subseção”.

Para o presidente da OAB-CG, Jairo Oliveira, a LGDP é de extrema necessidade, porque coloca o Brasil no mesmo patamar dos países que já protegem os dados e portanto, é urgente a adequação a esta nova legislação. “Iremos cumprir nossa responsabilidade com os dados de todos os advogados e demais usuários da Subseção. Este treinamento é apenas o primeiro passo neste caminho”, destacou.