Comissão de Direitos Humanos da OAB-CG participa de audiência pública sobre autismo e planos de saúde
Publicado há 7 anos - Por OAB Campina Grande
Membros da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção Campina Grande (OAB-CG), participaram na tarde desta quinta-feira, 18, no auditório do Tribunal do Júri do Fórum Affonso Campos, de uma audiência pública que discutiu as inúmeras demandas ajuizadas contra planos de saúde, solicitando cobertura para tratamento de autismo pelo método ABA – Análise do Comportamento Aplicada.
A sessão foi idealizada e organizada pelos juízes das varas cíveis da Comarca de Campina Grande, que reconhecem a relevância do tratamento, novo e pouco conhecido, mas que já tem apresentado bons resultados. Participaram também representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, especialistas, associações da sociedade civil, assim como familiares de pessoas com autismo.
A pauta do debate incluiu o conceito da terapia ABA e sua eficácia, quais são as alternativas de acompanhamento para a pessoa com autismo, qual a cobertura do plano de saúde para esses casos e qual a extensão da rede de atendimento em Campina Grande e na Paraíba.
Para a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-CG, Lígia Macedo Rodrigues, não cabe a juízes ou a planos de saúde estabelecer qual método deve ser fornecido, mas, se após avaliação do médico competente, ficar evidente que a ABA é necessária, então a terapia deve ser disponibilizada e garantida. “Embora existam outras terapias, o método ABA é reconhecido e recomendado pelas autoridades de saúde do Brasil e vem apresentando os melhores resultados no desenvolvimento da autonomia das pessoas com transtorno do espectro do autismo. A principal preocupação nas terapias é o desenvolvimento de pessoas ‘funcionais’, ou seja, que sejam capazes de ter uma vida produtiva de estudos e trabalho. E a terapia ABA tem sido importante neste aspecto”, reforçou.
Saiba mais sobre a ABA acessando o site: https://www.terapiaaba.com.br/
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao navegar no site, você concorda com os nossos Termos de Uso e nossa Política de Provacidade.