Conselho Estadual da OAB-PB aprova criação de Subseção no Cariri
Publicado há 6 anos - Por OAB Campina Grande
O Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba, aprovou por unanimidade, durante reunião ordinária, realizada nesta sexta-feira (23), o projeto de criação da Subseção do Cariri, com sede em Monteiro. O relator do processo foi o secretario geral da OAB-PB, Assis Almeida.
No seu voto, Assis Almeida destacou que a nova Subseção atende a todos os dispositivos legais para sua instalação, a exemplo de número de cidades, de advogados inscritos na OAB-PB e residentes no Cariri, e perspectivas do mercado de trabalho na região.
Além de Monteiro, a nova Subseção abrangerá as cidades de Sumé, Serra Branca, Taperoá, Prata e São João do Cariri.
Após a provação do projeto, o presidente da OAB-PB, Paulo Maia, destacou a importância da nova Subseção para os advogados da região e a sociedade em geral, que passam a ter mais a presença local Instituição para defender os seus direitos.
“Quando instalarmos uma unidade da OAB em determinada localidade geográfica, quem ganha é a sociedade local, por que vai estar lá uma das entidades com mais credibilidade do Brasil, por ser séria, independente e habilitada a defender a sociedade e até, quando necessário, confrontar os poderosos de plantão, afirmou.
Claro que com isso os advogados ganham, mas ganha muito mais a sociedade, que vai ter na localidade mais uma Instituição séria, para fiscalizar os poderes, a aplicação das leis, da Constituição, e o respeito aos direitos humanos”, acrescentou.
A advogada Taua Domiciano, representante da OAB-PB no Cariri, disse que a criação da Subseção representa uma grande vitória para os advogados da região. “Estamos muito felizes, é uma vitória para a advocacia do Cariri. Era uma luta antiga e quando tomamos conhecimento da situação de abandono não medimos esforços para alcançar nosso objetivo e hoje conseguimos, com apoio total do presidente Paulo Maia, que vem abraçando todas as nossas causas”, disse.
O advogado da cidade de Serra Branca, Guilherme Gaudêncio, destacou que a criação da Subseção é um avanço histórico para a advocacia e à sociedade, pois a OAB é uma grande Instituição. “É um momento histórico, nossa região estava deficitária dessa representação, para defender os interesses da advocacia e da sociedade”, frisou.
O advogado da cidade de Sumé, Pablo Forlan, lembrou que há mais de 20 anos a advocacia do Cariri lutava pela instalação da Subseção.
“É um momento de grande alegria e satisfação. Há mais de 20 anos lutávamos por esse pleito, só agora atendido por essa gestão tão atenciosa com a nossa região. Éramos abandonados, mas esta gestão mudou a situação. Nunca tivemos assistência alguma e agora temos salas da Advocacia na Justiça Federal e Estadual de Monteiro, em Sumé, e futuramente instalando em Serra Branca e Taperoá. É momento de festa, a advocacia do Cariri está de parabéns”, comemorou.
Fonte: OAB-PB
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao navegar no site, você concorda com os nossos Termos de Uso e nossa Política de Provacidade.