I Congresso Paraibano de Direito Tributário reúne mais de 600 inscritos

O I Congresso Paraibano de Direito Tributário aconteceu nos dias 31 de agosto e 01 de setembro de 2018, no auditório do Tribunal do Júri de Campina Grande. Participaram da mesa de abertura o Presidente da OAB de Campina Grande-PB Jairo Oliveira, o Diretor Adjunto da UEPB Laplace Guedes, a Coordenadora Geral do Congresso Rafaela Jales e a Diretora da ESA-CG Danielle Patrícia Guimarães Mendes. O evento, idealizado por Rafaela dos Santos Jales, que foi também a coordenadora geral, teve como objetivo manter os profissionais da área tributária sempre atualizados e prontos para o mercado de trabalho, além de proporcionar discussões e debates com diferentes pontos de vista, esclarecendo as dificuldades do mercado tributário brasileiro. Para Rafaela foi uma grande surpresa um público de mais de 600 inscritos. “Foi uma grande oportunidade para se buscar o aperfeiçoamento profissional, sobretudo para os jovens advogados e contadores. Eventos como esse, auxiliam os profissionais a desenvolverem suas atividades”, declarou. Os temas debatidos foram bastante atuais, como: Planejamento tributário; Recuperação de Créditos Tributários; Novas Formas de Credito Tributário e a Análise de Crimes Contra a Ordem Tributária. Em um cenário social complexo, marcado por contínuas transformações, o Direito Tributário assumiu um protagonismo entre os principais temas da sociedade, onde novas relações jurídicas surgem e as já existentes passam por debates e modificações. O congresso contou com a participação do Ministro da Justiça Torquato Jardim, Bianor Arruda Bezerra Neto (Juiz Federal), Alexandre Henrique Salema Ferreira (Auditor Fiscal), Felipe Crisanto Monteiro Nóbrega (Advogado), Gustavo Medeiros de Macêdo (Auditor-fiscal da receita federal), Tardelly Lima Pereira (Advogado), Rachel Nogueira de Souza (Procuradora da Fazenda Nacional), Francisco Leite Duarte (Auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil), Jeremias de Cássio Carneiro de Melo (Juiz de Direito), Inngo Araújo Miná (Advogado Criminalista), Jubevan Caldas de Sousa (Auditor Fiscal), Danielle Patrícia Guimarães Mendes (Advogada), Luiz Mathias Rocha Brandão (Procurador da Fazenda Nacional), Caio Graco Nunes de Sá Pereira (Procurador da Fazenda Nacional) e Harrison Targino (Advogado).
Ministro da Justiça Torquato Jardim foi o grande homenageado do Congresso
“Os congressistas que participaram, tiveram a oportunidade de submeter os seus artigos para apresentação no evento. Esse foi o meu objetivo de incentivar o estudo e a pesquisa, e foi atingido com sucesso e graças a confiança deles” destacou a coordenadora geral.
Os membros da Comissão Científica do Congresso foram os professores Jubevan Caldas de Sousa e Danielle Patrícia Guimarães Mendes responsáveis pela parte do conteúdo, o professor Filipe Mendes responsável pela metodologia, e as professoras Rafaela Silva e Maricelle Ramos pela avaliação a cegas dos conteúdos recebidos.
A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a Escola Superior de Advocacia (ESA-CG) apoiaram o evento, certificando os congressistas.
O Congresso ficou marcado na História de Campina Grande-PB e com certeza trará outras edições, ainda melhores que esta, que já foi grandiosa.