Movimentos sociais são vítimas de criminalização no Brasil

Publicado há 6 anos - Por OAB Campina Grande


Mais um rico debate aconteceu na tarde desta sexta-feira, 20, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Campina Grande (OAB-CG), durante a edição do mês do projeto Grão Jurídico. Desta vez, o tema o discutido foi Mídia, Poder Judiciário e Criminalização dos Movimentos Sociais. O presidente da OAB-CG, Jairo Oliveira, fez a abertura e deu as boas-vindas aos participantes.
"O conhecimento é aquilo que nos liberta. Os advogados e as advogadas sempre têm que estudar e se atualizar, sempre temos muito o que aprender e esta é uma excelente oportunidade. Sejam todos bem-vindos a esta casa que é de vocês", disse.
As apresentações foram comandadas pelo advogado do MST-PB e professor Olímpio Rocha, mestre em Ciências Jurídicas e membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos da Paraíba (CEDH/PB) e da Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP), e pela jornalista e professora Paula Adissi, mestra e doutoranda em Ciências Sociais, além de militante da Frente Brasil Popular. Eles mostraram através de exemplos, com embasamento teórico e fazendo vários recortes históricos, como os movimentos sociais vem sendo criminalizados ao longo do tempo Brasil.
“Eu trouxe alguns casos práticos em que tenho atuado  na condição de advogado de movimentos, tais como MST, MAB, alguns sindicatos e associações civis. Trouxe estes casos à baila para debater e mostrar como esta criminalização ocorre na prática. Foi um debate muito bom, com interações importantes da plateia e eu reforço que estou sempre à disposição da OAB-CG”, resumiu.
Já a professora Paula tratou da questão midiática, de como sistematicamente alguns veículos, sejam impressos ou online, mostram os militantes, com matérias que não são de bom tom e que não tratam os dois lados da moeda.
“As formas de moradia criativas, as formas de organização do trabalho cooperativado, os projetos diferenciados na educação, nada disso que movimentos como o próprio MST fazem, é mostrado pela grande mídia, que também não mostra quem realmente provoca a violência no campo”, declarou.
Após as apresentações houve debate com a participação do público. O Grão Jurídico é uma iniciativa da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-CG e do Núcleo de Campina Grande da Escola Superior de Advocacia na Paraíba (ESA-CG), que busca despertar a criticidade e o debate sobre assuntos jurídicos e temas com relevância social. O projeto é realizado mensalmente e conta com o apoio do café São Braz.

Outras Notícias


Endereço

Rua Vigário Calixto, 945, Catolé
CEP: 50.060-290 - Campina Grande-PB

COMO CHEGAR?

Contatos

(83) 99642-1379
(83) 3337-1933

Redes Sociais