OAB-CG Celebra 32 anos de história com homenagem a grandes nomes da advocacia campinense

Publicado há 3 meses

O presidente da OAB-CG, Alberto Jorge, o grande homenageado da noite, advogado Leidson Farias e o presidente da OAB-PB, Harrison Targino

A Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Campina Grande (OAB-CG) realizou, na noite desta quarta-feira (27), uma solenidade especial em comemoração aos 32 anos de sua fundação na Rainha da Borborema. Durante o evento, foi entregue a Comenda Vital do Rego ao advogado Leidson Meira e Farias, uma homenagem à sua carreira, de mais de 60 anos dedicados à advocacia.

A noite também contou com o lançamento do Projeto Memória e a inauguração da Galeria Rui Barbosa,  homenageando os advogados José Araújo Agra, Raimundo Asfora, Ronaldo Cunha Lima e Vital do Rêgo, nomes que contribuíram para a fundação da Subseção em Campina Grande e fizeram história na advocacia, em âmbitos municipal, estadual e nacional.

Do alto de seus 90 anos de vida, Leidson carrega consigo o legado de décadas inspirando estudantes, novos advogados, juristas e discípulos, sendo apontado por unanimidade entre seus pares, como um como um exemplo de integridade e lealdade. "Sou advogado e nunca quis ser outra coisa. Vi o direito por suas diversas leis, lutei pelos juízes, desembargadores e ministros, procurando sempre lutar com razão e solidariedade. Agora é a hora de agradecer. No momento em que recebo dessa instituição sagrada, que é a Ordem dos Advogados do Brasil, a Comenda Vital do Rêgo, com 60 anos de formado, lembro dos grandes advogados do passado e da força do direito", enfatizou o homenageado.

O presidente da Subseção de Campina Grande, Alberto Jorge, destacou com alegria a brilhante carreira que Leidson continua escrevendo, não só na cidade, mas nacionalmente. "Reconhecemos a história de sucesso do advogado Leidson Farias e sua contribuição para esta Subseção, sendo o primeiro diretor e secretário-geral, além de exercer cargos nos Conselhos Estadual e Federal. Temos portanto a honra de prestar esta grande e maior honraria", salientou.

Em seu discurso, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraíba (OAB-PB),  Harrison Targino , parabenizou o esforço coletivo de todos os membros da diretoria e dos Conselhos, por darem continuidade ao que torna a Subseção de Campina Grande uma unidade tão pujante e ativa. “Tenho o prazer de poder festejar os 32 anos da maior Subseção do interior do Norte-Nordeste. É um privilégio fazer parte deste momento”, afirmou.

Participaram da celebração em comemoração aos 32 anos de história da OAB-CG, os membros da subseção de Campina Grande, familiares e amigos dos homenageados, representantes da Prefeitura Municipal de Campina Grande, da Câmara de Vereadores, do Governo da Paraíba e da Assembleia Legislativa do Estado.

A galeria completa com as fotos desta noite tão significativa para a história da Subseção Campina Grande estão no nosso Facebook: https://www.facebook.com/oabcampinagrande/

Galeria Rui Barbosa: Conheça a história dos homenageados

José Araújo Agra -  Foi um dos homens mais combativos e defensores da Ordem, sendo fundador e presidente da Associação dos Advogados de Campina Grande (AACG). Além disso, exerceu os cargos de vice-presidente e conselheiro estadual da OAB-PB por vários mandatos.

Na solenidade, seu filho, Rossandro Farias Agra, relembrou os esforços e lutas de Zé Agra, como ficou conhecido, para garantir a criação da Subseção da Ordem dos Advogados para a Rainha da Borborema.

Raymundo Asfora -  Foi um dos maiores tribunos de Campina Grande, aclamado como o advogado mais popular na década de 1950, pelas realizações nos grandes júris populares. Utilizando o direito, inspirado nos versos, o grande advogado fez história não só na advocacia, mas também na política, exercendo os cargos de vereador, deputado estadual e federal e vice-prefeito. Faleceu antes de tomar posse no cargo de vice-governador.

Na ocasião, Sheyner Asfora agradeceu pelo reconhecimento às contribuições valiosas de seu pai para a valorização e fortalecimento do direito em Campina Grande.

Ronaldo Cunha Lima -  Promotor de justiça, professor, poeta, político e advogado, Ronaldo Cunha Lima também marcou a história do povo campinense. Com passagem por diversos cargos na política, como vereador, prefeito por dois mandatos, deputado estadual, federal, senador e governador da Paraíba. Também fez história como escritor, chegando a assumir uma cadeira na Academia Paraibana de Letras (APL).

Representando o poeta Ronaldo,  o ex-senador e advogado Cássio Cunha Lima reconheceu o trabalho de todos os homenageados na celebração, considerando-os bravos lutadores na defesa do direito. Relembrou histórias de José Agra, Raymundo Asfora e Vital do Rêgo, que marcaram sua memória. "A vida do poeta foi de amor à Campina, a nossa terra. Estamos felizes e lisonjeados com essa homenagem nesta noite", disse o ex-senador.

Vital do Rêgo - O jurista e professor Antônio Vital do Rêgo dedicou grande parte de sua vida às atividades jurídicas, lecionando em grandes instituições de ensino superior do país. Foi sócio fundador da AACG e presidente da OAB-PB. Na política, exerceu os cargos de deputado estadual e federal por três mandatos, além de assumir a Procuradoria do Estado e a Secretaria de Justiça.

O senador  Veneziano Vital do Rêgo, atual vice-presidente do Senado, destacou que é gratificante relembrar o marco do professor Vital e as contribuições para o direito campinense. "Nesse mundo, constituído e moldado por nós mesmos na condição humana, é fundamental que levemos àqueles que estão vindo depois de nossa passagem, o conhecimento sobre esses ícones e outros tantos, porque hoje a ausência quase que instantaneamente, lastimavelmente, não é mais sentida. Hoje, esses homens diferenciados estão sendo lembrados", enfatizou.