OAB-CG participa da III Conferência Estadual da Mulher Advogada

Publicado há 1 ano - Por Fernanda Moura

Evento denunciou o racismo e o machismo estruturais e discutiu maneiras de fortalecer a advocacia feminina

A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Campina Grande (OAB-CG), participou nos últimos dias 16 e 17 de março, em Patos, no Sertão Paraibano, da III Conferência Estadual da Mulher Advogada. O evento aconteceu na UNIFIP e foi realizado pela Seccional Paraíba (OAB-PB), através da Subseção de Patos; das Comissões Estaduais da Mulher Advogada e de Combate à Violência e Impunidade contra a Mulher, e da Rede de Sororidade.

Representaram a OAB-CG nesta terceira edição, intitulada “Protagonistas da história”, a vice-presidente Carla Felinto, a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Sheylla Campos de Lima e as advogadas Themys Thatyanne Pordeus Vasconcelos Costa; Veruska Maciel Cavalcante; Eury Agra de Souza; Paula Wanessa Pereira de Oliveira; Angélica Herculano Felix; Maria Marli Castelo Branco de Melo; Jaciene de Carvalho farias; Silvia Barbosa

Com o objetivo de refletir sobre a atuação das mulheres na advocacia e como encontrar formas de promoção da advocacia feminina, através de diálogos e troca de conhecimento, experiências e vivências a respeito do espaço da mulher na carreira jurídica, a Conferência trouxe temas mais do que necessários como o combate ao racismo, ao machismo e sexismo e à violência contra as mulheres.

Reforçando a importância de encontros desta natureza, a vice-presidente da Subseção, Carla Felinto, falou sobre a própria experiência e os desafios de ser uma mulher advogada, profissional bem-sucedida e mãe, diante de uma realidade ainda tão difícil para todas as mulheres. “Eu quero que essas jovens advogadas que estão iniciando agora suas carreiras, quando forem mães, não tenham a culpa que nós sentimos quando iniciamos. O machismo estrutural é muito cruel, mas nós somos muito resistentes. Para nós estarmos aqui hoje, muitas sangraram, muitas foram caladas, muitas foram e continuam sendo assassinadas. Então esse machismo estrutural, junto com esse racismo estrutural, a gente tem que combater todos os dias e a gente só vai conseguir mudar essa realidade através da educação, porque é preciso mudar toda uma estrutura social”, analisou.

Com destaque nacional, a III Conferência Estadual da Mulher Advogada contou com a participação da conselheira federal e presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno e da também conselheira federal Silvia Cerqueira, presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

Durante a programação aconteceram painéis muito importantes, sobre violência doméstica, com a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, jornalista Lídia Moura, e sobre liderança e representatividade, com participação da vice-presidente Carla Felinto, além de Rafaella Brandão; Larissa Bonates e Mayara Wanderley, também representando a OAB, e da defensora pública-geral do Estado da Paraíba, Maria Madalena Abrantes. “Foi um encontro muito rico, de muito aprendizado para todas nós, que voltamos muito fortalecidas”, avaliou a vice-presidente.