OAB-CG realizará I Simpósio da Consciência Negra

Publicado há 5 meses


A Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Campina Grande (OAB-CG) realizará no próximo dia 10 de novembro, no auditório da sede, o I Simpósio da Consciência Negra - Racismo Institucional e os Desafios para a Garantia de Direitos, em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla. Haverá certificação para os participantes. 

A programação está sendo organizada pela Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial e acontecerá das 7h30 às 20h, com mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos e homenagens. Será um dia riquíssimo para o debate sobre como o racismo destrói a vida de pessoas negras todos os dias no Brasil e de que maneiras podemos começar a construir uma sociedade livre de intolerância racial.

A presidente da Comissão, Deborah Henrique, descreveu a programação. “Nossa Comissão vai realizar no dia 10 de novembro, fazendo referência ao Mês da Consciência Negra e ao dia 20, seu primeiro simpósio com tema ‘Racismo Institucional e os Desafios para a Garantia de Direitos’. O evento será durante todo dia, sendo dividido em três momentos. Pela manhã vamos realizar duas mesas redondas, a primeira com a temática ‘Do Mito da Democracia Racial ao Racismo Institucional’ e a segunda que vai debater ‘As Relações de Poder e Racismo, Promovendo o Enfrentamento ao Preconceito e à Discriminação Racial’. À tarde a gente vai realizar a apresentação dos trabalhos que foram inscritos, com temática sobre discriminação racial, racismo institucional, religiosidade, ancestralidade e outros correlatos à temática. Finalizaremos no período da noite, com entrega de Moção de Aplausos aos profissionais de nosso município que têm se destacado na luta antirracista, além da entrega da comenda Vital do Rêgo ao doutor Francisco de Assis Nascimento. Contamos com ampla participação porque na nossa sociedade, não basta não ser racista, é preciso que sejamos todos antirracistas”, detalhou.

Programação:

7:30
Credenciamento

08:30 às 10h
Mesa redonda 1: Do mito da democracia racial ao racismo institucional
Local: Auditório da OAB-CG


10h
Coffee break

10:30 às 12h
Mesa redonda 2: Relações de poder e racismo: promovendo o enfrentamento ao preconceito e discriminação racial
Local: Auditório da OAB-CG


14h às 17h
Apresentações de Trabalhos Científicos
Local: ESA OAB-CG


18h às 21h
Entrega da Comenda Vital do Rêgo ao Dr. Francisco de Assis do Nascimento
- Entrega de Moções de Aplausos
- Encerramento
Local: Auditório da OAB-CG

 

Palestrantes: 

Primeira mesa de debate:


Do mito da democracia racial ao racismo institucional

Jô Oliveira - Filha de trabalhadora doméstica. Mestra em serviço social pela UEPB, e tem ao longo dos anos, atuado em vários movimentos sociais ligados a juventudes, mulheres e movimento estudantil. Em 2020 foi a primeira Vereadora Negra eleita na cidade de Campina Grande.

Alcione Ferreira da Silva - Historiadora e assistente social. Professora substituta vinculada ao departamento de Serviço Social da UEPB. Integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas UEPB-Campus I e a Frente Nacional de Assistentes Sociais no Combate ao Racismo.

Ivonildes da Silva Fonseca. Atual Vice-Reitora da UEPB.  Tem doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, atuando nos seguintes temas: mulher negra; educação e racismo; religiões afro-brasileiras.

Segunda mesa de debate:


Relações de poder e racismo: promovendo o enfrentamento ao preconceito e à discriminação racial

Joyce Gomes - Mestra em Ciências Jurídicas (UFPB), Bacharela em Direito (UEPB), Pesquisadora Social e  Egbon do Ilê Axé Ojú Ofá Dana-dana. Atuou no campo dos Direitos Sociais, Difusos e Coletivos, na coordenação, execução e assessorias em projetos sociais.

Ariosvalber de Souza Oliveira - Doutorando em História da Educação -UFPB . Especialista em História e Cultura Afro-brasileira. Participa de Bancas de Heteroidentificação e atua no curso de Formação em Educação Para as Relações Étnico-Raciais (UFCG). Militante do Movimento Negro de Campina Grande.

Dhébson Murilo de Oliveira Lima - Advogado na área Civel e Previdenciária. Pós graduado em Direito e Processo Civil. MBA em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ. Secretário Adjunto da OAB subseção Catolé do Rocha. Presidente da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação Racial sub. Catolé do Rocha.

 

Serviço:

I Simpósio da Consciência Negra

Auditório da OAB-CG 

10/11 - 7h30 às 20h

Inscrições gratuitas:  https://encurtador.com.br/huEKS

 

Outras Notícias


Endereço

Rua Vigário Calixto, 945, Catolé
CEP: 50.060-290 - Campina Grande-PB

COMO CHEGAR?

Contatos

(83) 99642-1379
(83) 3337-1933

Redes Sociais