Palestra sobre direitos das pessoas com autismo lota auditório da OAB-CG
Publicado há 7 anos - Por OAB Campina Grande
Uma tarde de muitas discussões e debates sobre o autismo. Cumprindo o seu papel social, a OAB-CG, através da Comissão de Direitos Humanos da Subseção, realizou mais um evento em prol de discussões de interesses sociais. Na tarde da quarta-feira, 05, o Doutor em Direito pela PUC-SP, professor da UEPB, Unipê e Facipe, Dr. Glauber Salomão Leite ministrou uma palestra sobre direitos das pessoas com autismo para diversos representantes de Instituições públicas e privadas, Associação de Pais de autistas, mães, pais e familiares.
Foi uma conversa ampla, através de explanações sobre as questões de proteções jurídicas que o Brasil tem hoje relacionadas ao autismo, falando sobre os instrumentos de proteção, principais problemas e aprofundando as discussões referentes a saúde e educação, dois aspectos que mais tem reclamações por parte de pais e familiares de pessoas com autismo.
Após a palestra do Prof. Dr. Glauber Salomão, foi aberto um debate com depoimentos emocionados de mães e pais que diariamente lutam contra o preconceito e o desrespeito aos direitos fundamentais das pessoas com autismo.
Para Glauber Salmão, atualmente as pessoas estão mais conscientes na busca pelos direitos, segundo ele, existe um redimensionamento da questão. "Do começo dos anos 2000 pra cá houve um reenquadramento dessa matéria, passando a ser um problema de direitos humanos, e não caridade ou assistencialismo. É uma mudança que ainda está acontecendo, mas percebemos uma organização maior do movimento, familiares e existe uma cobrança maior, bem positiva", afirmou.
O professor destacou ainda a importância da iniciativa da Ordem em promover eventos que tenham interesse social. "Fiquei muito feliz com o convite, e sobretudo, por ver que o tema trouxe tantas pessoas para esse auditório. É importante falar sobre os direitos das pessoas com autismo, é importante debater temas de interesse social, compartilhar ideias e conhecimentos sobre o assunto", destacou.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao navegar no site, você concorda com os nossos Termos de Uso e nossa Política de Provacidade.