TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA PARAÍBA ATENDE PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS DA OAB SUBSEÇÃO CAMPINA GRANDE

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) atendeu, ainda que parcialmente, alguns pleitos oriundos de dois Pedidos de Providências formulados pela OAB Subseção Campina Grande.

A ordem cronológica, motivo de grande reclamação da advocacia paraibana, já se encontra disponível no site do Tribunal (tjpb.jus.br), ainda que de forma precária, na aba “SERVIÇOS – PROCESSOS APTOS A JULGAMENTO”, onde o advogado vai conferir a lista cronológica de processos conclusos para julgamento.

Outro pedido atendido foi a implantação do TJCALC, que pode ser acessado na aba principal do site do Tribunal

Por fim, uma demanda da Comissão de Direito Criminal foi atendida, trazendo alívio para os advogados criminalistas, que é a realização de audiência de custódia nos finais de semana. Através de Resolução 01/2020, ficou determinado que tais audiências seriam realizadas pelos juízes plantonistas.

Quanto à publicação das intimações de despachos, decisões e sentenças do PJe, através de nota de foro, informou o TJPB que será implementado agora no mês de março de 2020, o Sistema Integrado de Publicações – SIP.

Para o Presidente da Comissão de Acesso à Justiça, Orlando Virginio Penha, as conquistas, ainda que precárias, são importantes, pois é dever do judiciário implementar regras que venham atender a efetivação do direito processual. Ele frisou que continuará atento para que os outros pedidos, tais como a Implantação do Sistema de Sustentação Oral por videoconferência, como ocorre na Justiça Federal e a implantação do Juizado Especial da Fazenda Pública, que atenderia, primordialmente a população carente de Campina Grande e região, sejam efetivados, para melhorar o acesso à Justiça.

Já a Presidente da Comissão de Direito Criminal, Rebeca Defino, afirmou que o pedido foi atendido de forma parcial, já que indo além, o TJPB deveria ter criado a Central de Flagrantes, nos moldes que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) criou.

O Presidente da Subseção, Jairo Oliveira, afirmou por sua vez que continuará atento às demandas da advocacia de Campina Grande e região e que aguardará mais um prazo, para verificar se os demais pedidos serão atendidos e assim, definir as providências seguintes.

Veja abaixo a cópia do Pedido de Providencias e das informações do Tribunal de Justiça da Paraíba no Processo Administrativo 2019069307:

Pedido de providencias  |   Processo 2019069307